Av. Ewerton Xavier – Várzea das Moças, Niterói – RJ

O Memorial Campo da Paz

O Memorial Campo da Paz – Cemitério Ecológico, oferece um novo padrão de cemitério-parque em Niterói, com redução de impacto ambiental e um projeto paisagístico inédito na cidade.

Cercado de muito verde e ar puro, trata-se de um projeto diferenciado, que oferece modernidade e inovação, com serviços de ponta no segmento de cemitérios.

O Memorial fica localizado num parque amplo e bucólico, entre a Região Oceânica e o bairro Várzea das Moças, numa área de 140 mil metros quadrados, fora da zona residencial, com jardins bem tratados e sem nenhum prejuízo estético ou ambiental; tendo sido licenciado pela Secretaria municipal de Meio Ambiente e autorizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e autorizado pela administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), vizinho da construção.
Com acesso facilitado à RJ-106, o empreendimento também é uma boa alternativa para os moradores de Maricá e São Gonçalo.

O Conceito

O que faz do Memorial Campo da Paz um espaço inovador na cidade é o alto padrão da estrutura de cemitério-parque, na qual os jazigos ficam em salas subterrâneas, construídas em concreto armado.

Nesse sistema, cada lóculo sobreposto recebe impermeabilização reforçada e uma tecnologia de troca de gases em seu interior, que garante a secagem dos fluídos cadavéricos e a qualidade do ar emitido. O modelo permite o controle da decomposição dos restos mortais e impede qualquer tipo de contaminação.

Um dos principais pilares do empreendimento é o crematório com dois fornos de última geração, para suprir o déficit da cidade, pois muitos moradores de Niterói costumam ir até o Rio de Janeiro para fazer suas cerimônias.

Cemitério Ecológico

Além de instalar um sistema estanque, limpo e inodoro, a administração do Memorial Campo da Paz contratou diversos estudos do solo. As análises não encontraram nenhum lençol freático, apenas uma camada rochosa a 10m de profundidade, que funciona como uma barreira ambiental extra.

O Memorial não possui escavação de sepulturas no solo; na superfície, tudo o que o frequentador verá são as plaquetas de granito com os nomes de parentes e amigos cercadas por um projeto paisagístico que respeita a flora local.

Para honrar a classificação de cemitério ecológico, os gestores do Memorial Campo da Paz, planejam uma série de projetos verdes dentro da propriedade, como um viveiro de espécies vegetais da região e uma área de soltura para animais silvestres. Além da construção de uma passagem aérea, que vai servir para que os animais locais possam cruzar a via de acesso sem riscos de atropelamento, tudo com a devida anuência do Inea, do Peset e da Secretaria municipal de Meio Ambiente

Pelo compromisso de cemitério ecológico, respeitando o meio ambiente e com o objetivo de resguardar a plantação de 100 mil metros quadrados de árvores que estarão preservadas e em absoluta segurança, a área de construção do projeto foi feita numa área de pasto, sem nenhum risco ambiental.

Estamos Funcionando