Av. Ewerton Xavier – Várzea das Moças, Niterói – RJ

A Árvore

A história de resistência de um Vinhático em Niterói

Durante as obras do Memorial Campo da Paz – Crematório e Cemitério Ecológico, em Várzea das Moças,  uma grande árvore com cerca de 20 metros de altura fazia parte do grande terreno. Mas não era qualquer árvore, era conhecida como Vinhático, e estava imponente e enraizada na parte central. Mas “nem tudo são flores” nessa história, e literalmente, essa árvore estava doente e condenada ao tombamento.

Os donos do empreendimento solicitaram a visita de um engenheiro ambiental, que aconselhou a providência em efetuar seu corte. Mas não era esse o destino do Vinhático e a diretoria do Memorial  Campo da Paz, buscou uma segunda chance com a presença de um técnico ambiental contratado que arriscou tentar um tratamento e restauração.

A ideia sempre foi manter as árvores além de colocá-las em lugar de destaque na arquitetura e paisagismo do projeto. Seguimos então com a orientação técnica. Raspagem, aplicação de medicamentos e nesse procedimento foi constatada uma cavidade interna no de aproximadamente 6,5 m com quase 1 m de diâmetro, e por isso, a foi condenada devido ao peso e tamanho.

Contratamos dois biólogos, seguimos com novas tentativas. Compramos uma peça de Massaranduba e fizemos uma base, uma sapata dentro da árvore e um pilar dentro dela para ajudar na sustentação. Foram sete meses de tratamento e um trabalho árduo de recuperação, mas hoje, passados dois anos, a árvore está mais saudável do que nunca. Sua recuperação também inspirou a diretoria a alterar a logomarca do empreendimento, tendo a imagem da árvore estilizada como símbolo do lugar.

Estamos Funcionando