Av. Ewerton Xavier – Várzea das Moças, Niterói – RJ

A importância de preservar a memória de Niterói de forma respeitosa e sustentável

Com quase  600 mil habitantes e em pleno crescimento urbano, a cidade de  Niterói é referência no esporte, onde revelou atletas campeões olímpicos e mundiais; artistas consagradas no cenário musical internacional; nas boas opções da gastronomia com seus restaurantes reconhecidos pelo público; possui um Museu de Arte Contemporânea, que faz parte de uma importante rota do turismo no Estado do Rio de Janeiro;  além da beleza de  suas praias  e os mais diversos passeios que privilegiam a natureza. 

Sempre bem posicionada no ranking de qualidade de vida no país, Niterói tem muitos atributos. Mas a cidade apresenta um cenário preocupante, para um  assunto que não é pauta de entretenimento e que raramente costumamos conversar.   

A cidade conta  atualmente com apenas um cemitério privado, inaugurado na década de 1970. Sem opções de alimentação para o público, nem ventilação nas capelas, o local tem um único crematório, que recentemente parou para manutenção por seis meses. A situação ficou ainda mais dramática com a pandemia da Covid-19, que expôs a falta de estrutura cemiterial da cidade. 

Não há como pensar somente nas belezas da cidade, sem perceber que o crescimento da população também vai impactar em riscos para sua organização no futuro. E isso precisa ser pensado de forma planejada e também sustentável. 

Com o Memorial Campo da Paz, a proposta é instalar no município o que há de mais atualizado em parâmetros de construção e segurança. Tanto que o projeto possui o conceito de “cemitério ecológico”, graças às tecnologias verdes que protegem o meio ambiente local. 

Ainda há um pensamento equivocado de que cemitério é um lugar mal cuidado, quase tenebroso, como nos filmes de Stephen King. O conceito atual prevê uma estrutura de cemitério moderno, ecologicamente correto, concatenado com os parâmetros de sustentabilidade ambiental, algo que já começou a fazer parte da cultura da sociedade.  

Não há espaço para fazer algo diferente disso. Em países estrangeiros, a prática de um funeral diferenciado em um espaço que tenha estrutura aliado à natureza, com uma estética agradável e com uso de tecnologia, já tem sido uma realidade. E é dessa forma que o Memorial Campo da Paz se apresenta. 

A despedida de uma pessoa querida merece uma homenagem digna do que ela representou para seus amigos e familiares. Preservar a memória do morador da cidade,  dos seus personagens e suas trajetórias, é preservar o pertencimento histórico e o acervo afetivo que todos comungam numa sociedade. 

É dentro dessa filosofia que o Memorial Campo da Paz pretende atuar e ser percebido em um novo ciclo desse segmento em nossa cidade. Mais do que um desejo, uma necessidade.

Estamos Funcionando